Modelo de Descrição de Função

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a utilidade da descrição de função dentro da empresa. Começo falando que trata-se de um documento muito importante dentro da empresa. Isso porque pode ser utilizado em diversas atividades, principalmente atividades relacionadas ao Recursos Humanos (RH). Por exemplo:

  • No processo de seleção e recrutamento: nesta atividade, ao solicitar o recrutamento de um novo profissional, você deve ser basear em que? Se tiver uma descrição de função estabelecida, poderá ser utilizada como referência.
  • Quando vai definir o programa de treinamento ou o plano de carreira, a descrição de função pode ser extremamente útil
  • Para cobrar a responsabilidade de um funcionário sobre uma tarefa mal executada ou não executa, pode-se utilizar também a  sua descrição de função.

Recebo diversas solicitações de modelos de como fazer uma descrição de função. O básico é saber que cada instância (caixinha) do organograma deve possui uma descrição de função associada. Estou postando hoje um modelo simplificado de formulário que pode ser usado para realizar essa descrição. Como sempre informo, adaptem a sua realidade…

Para baixar um modelo simplificado, CLIQUE AQUI

Forte abraço!

PS: em maio o curso de interpretação da RDC 59/2000 em São Paulo está com desconto adicional, promocional por ser o mês da Hospitalar. Se desejar informações, entre em contato comigo ou diretamente com a Moderna (www.modernacfp.com.br) ou pelo telefone (19) 3365-4748.

Conheça a loja com o kit para RDC 59/2000 e com outros produtos para a Gestão da Qualidade. Acesse: www.lojadaqualidade.com.br

2 comentários em “Modelo de Descrição de Função

  1. Rodrigo, Bom dia!
    Tenho uma Instrução de Trabalho de Descrição de Cargos de todos os Colaboradores e em todas as Instruções de Trabalho da empresa temos um campo RESPONSABILIDADE onde se descreve as responsabilidades dos Colaboradores naquele processo.
    Dúvida: O que eu descrever no campo RESPONSABILIDADE deve ser igual ao que se encontra na Descrição de Cargos? Na minha opinião, no campo RESPONSABILIDADE deveria ser mais detalhado ( por exemplo, o fulano deve medir as amostras com o micrometro e seguir conforme critério definido ) e na Descrição de Cargo mais objetivo ( por exemplo, utilizar instrumentos de medição ). Nota-se uma diferença, certo? Outro exemplo: O Inspetor de Qualidade deve assinar o formulário XXX para aprovação e liberação dos materiais/produtos desta etapa do processo e na Descrição de Cargos descrever que o Inspetor de Qualidade tem o poder de aprovar e liberar materiais / produtos em qualquer situação.
    Obrigado

    Nelson

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s