Modelo de Procedimento de Reclamação

O recebimento de tratamento de reclamação de cliente é algo complexo e necessário. As reclamações de clientes dentro de uma empresa devem ser encaradas com naturalidade e e sempre bem recebidas, além de devidamente investigadas, por mais simples que elas possam parecer. As vezes, uma reclamação simples pode gerar melhorias em todo o processo da empresa.

Tanto que existe uma norma específica para recebimento e tratamento dessas reclamações de clientes e consumidores. Trata-se da norma 10002:2005.

O cliente que reclama deve ser visto como um parceiro da empresa, rumo a maior eficiência organizacional. Óbvio que o cliente que reclama merece um fedback após a investigação da reclamação. Nem sempre a reclamação pode vir de cliente, podendo vir de outras partes.

O modelo que disponibilizo abaixo é bem simples e deve ser melhorado para uso. Para atender a ISO citada, precisa de muitas melhorias, mas para as empresas que não possui procedimento algum.

Baixe AQUI o modelo de Procedimento de Reclamação

Forte abraço a todos e sucesso!

PS: Caso deseje fazer o curso sobre a RDC 59/2000 em São Paulo, nos dias 27, 28 e 29 de Junho, fale comigo que consigo um desconto adicional ou mande e-mail diretamente pra Moderna mencionando o blog e-mail: cursos@modernacfp.com.br

Caso deseje ter acesso ao kit de implantação da RDC 59/2000, faça seu pedido pelo e-mail qualidadenapratica@gmail.com até o dia  22/06. No dia 26/06 serão postados os primeiros pedidos nos correios (veja mais informações AQUI)

Conheça a loja com o kit para RDC 59/2000 e com outros produtos para a Gestão da Qualidade. Acesse: www.lojadaqualidade.com.br

Um comentário em “Modelo de Procedimento de Reclamação

  1. Pingback: Procedimento de Pesquisa de Satisfação « Gestão da Qualidade e Administração Geral

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s